top of page
Foto do escritorRui Martins

Angola: un novo destino de investimento

Porquê investir em Angola?


Para promover o investimento europeu em Angola, a União Europeia lançou o primeiro Fórum Empresarial UE-Angola a 24 de março de 2022, em Bruxelas e Online. As empresas europeias tiveram a oportunidade de conhecer oportunidades de investimento, o ambiente de negócios para além do petróleo e gás em Angola, bem como interagir com outras empresas europeias que operam no país.




Estruturado em seis painéis (ver galeria fotos) com foco em agro-processamento, energia renovável, digitalização, produção & indústria, logística e infraestrutura hídrica, em linha com a estratégia Global Gateway da Europa e o Pacote de Investimento África – Europa, o Fórum Empresarial Angola-UE focalizou-se em investimentos verdes e digitais como catalisadores para impulsionar o comércio, criar empregos decentes e promover um crescimento sustentável e diversificado.


Mais de 20 CEOs das principais empresas europeias partilharam as suas experiências pessoais e explicarão as oportunidades e barreiras que enfrentam. Além disso, uma delegação liderada pelo Ministro de Estado da Coordenação Económica de Angola, e quatro Ministros angolanos, trará a Agenda de Reformas de Angola e visão para apoiar as oportunidades de Investimento Direto Estrangeiro no país.


O “Fórum Empresarial UE-Angola” foi explicado como as empresas podem tirar partido do futuro Acordo de Facilitação de Investimentos Sustentáveis Angola-UE (SIFA). “Esta nova forma de acordo de investimento promoverá o investimento sustentável e responsável, que diversificará e melhorará a resiliência das nossas economias e apoiará as nossas alterações climáticas e energéticas”, afirmou o vice-presidente executivo e comissário de Comércio, Valdis Dombrovskis. Será também realçado o potencial de adesão de Angola ao Acordo de Parceria Económica UE-SADC.




Consultoria de Comunicação Integrada


Tive a honra de participar neste projecto, como especialista de comunicação integrada, tendo desenvolvido como principais atividades desenvolvidas, em colaboração com outros membros da Equipa da Propager, DG INTPA, EEAS, Gabinete da CE e Delegação UE Angola:

  • desenvolvimento e implementação de site e plataforma de matchmaking.

  • desenvolvimento e planeamento de estratégia social media: conteúdo e imagens.

  • gestão de vídeo eTeaser, video Wrap-up, video wrap-up mix interviews e 15 videos entrevistas individuaiscom Oradores Europeus e Angolanos.

  • rascunho de documentos de media e convites a stakeholders

  • relações mediáticas internacionais com os Estados-Membros da UE e Angola, incluindo gestão de entrevistas mediáticas

  • co-organização de evento corporativo

  • promoção e divulgação de informação junto dos principais intervenientes na Europa, Portugal e Angola

  • identificação das principais partes interessadas nos países africanos de língua portuguesa: Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, Brasil, São Tomé e Príncipe, Portugal

  • gestão de assessoria de imprensa.

  • elaboração de relatórios regulares e finais.



Comments


bottom of page