top of page
Foto do escritorRui Martins

Ascenção ou queda? Como criar vínculo emocional através do City Branding

A Reputação é moldada pelas atitudes emocionais, comportamentos e predisposições dos stakeholders em relação a uma empresa (e também aplicada a uma cidade ou país), sendo mensurável,

  • por um lado, pelo nível de Admiração, Confiança, Boa Vontade e Estima, e pelas percepções racionais avaliadas pelo Desempenho Económico, Produtos e Serviços, Inovação, Ambiente de Trabalho, Responsabilidade Social, Governação, Visão e Liderança ,

  • e, por outro, pelos seus impactos positivos tais como recuperação mais rápida após uma crise, ou uma forte recomendação por parte dos seus clientes,


Como pode uma empresa, cidade, região ou um país criar condições atrativas para investimentos estrangeiros, turismo, comércio e relações políticas com outros países? Países como Portugal estão a investir na diferenciação das suas Identidades de Marca de forma a potenciar as suas experiências únicas e específicas com vista à obtenção de benefícios económicos e políticos.


Em 2018, no índice dos países com melhor reputação, liderado pela Suécia (81,7%), Finlândia (81,6%) e Suíça (81,3%), Portugal encontra-se na 17ª posição (71,9%). Destaca-se em três dimensões:

  • em 4º lugar a nível a Paz;

  • em 8º (82,4%) lugar a nível da empregabilidade de estrangeiros com elevado nível educacional

  • e em 12º lugar a nível das receitas internacionais de turismo per capita, com 1.022 US$


Video Estude em Portugal, Visit Portugal


Como alavancar os pilares da Autenticidade, Confiança e Sinergia?


É uma marca global líder como a WeDo Technologies representante de uma marca nacional como Portugal? Como pode contribuir para este objetivo comum, através de uma estratégia nacional de inteligência colaborativa?


O que estão a fazer a Incredible India, Humans of New York, My Switzerland ou a Startup Lisbon pela reputação de seus países e cidades? Como podem estes grandes players - Municípios, Empresas, Empreendedores - aumentar a atratividade das suas cidades/regiões/países?


Como refere Simon Anholt, especialista mundial em marcas de cidades/países e criador do The Good Country Index e do Anholt Ipsos Brand Nations Index (NBI),

"no mundo globalizado de hoje, cada cidade deve competir com todas as outras cidades pela sua quota de turistas do mundo, investidores, talentos, intercâmbio cultural, visitantes de negócios, eventos e perfil de media. A forma como um país é percebido pela opinião pública internacional faz a diferença crítica para o sucesso dos seus esforços de negócios, comércio e turismo, bem como das suas relações diplomáticas e culturais com outros países.”

Filme promocional das Aldeias Históricas de Portugal eleito o melhor do mundo


Reputação & Marca-país: inteligência colaborativa


Que podem fazer marcas globais, uma imagem externa positiva e uma estratégia de reputação que envolve todos os principais stakeholders e agrega valor ao país, suas regiões ou clusters e principais ativos nacionais – história, património, gastronomia, cultura, estilo de vida, paisagem, segurança , qualidade de vida, etc?

Indubitavelmente, podem moldar fortemente essa experiência de vínculo dos visitantes e potenciar a atratividade e diferenciação através de fortes relações e preferências por parte de conferencistas, turistas, investidores contribuindo para o crescimento económico e o desenvolvimento do país.


Dificilmente uma única empresa conseguirá atrair sozinha uma marca-país credível, contemporânea, icónica, apelativa, mas como um investimento conjunto colaborativo certamente fará a diferença.


Uma abordagem de comunicação estratégica integrada do cluster de Turismo e de Negócios pode, com certeza, impulsionar a criação de uma marca atrativa para a região ou cidade. E, desta forma, aumentar o nível de confiança e envolvimento dos stakeholders nacionais e internacionais, gerando um impacto positivo significativo nos negócios do e na economia da região como uma marca diferenciada, atraindo mais turistas, investidores, apoiando negócios e estimulando as exportações.


Comentarios


bottom of page