top of page
Foto do escritorRui Martins

Beneficie das 4 Tendências de Marketing Digital 2023

Quais as 4 tendências de marketing digital que irão emergir em 2023?


Como podem as pequenas empresas utilizar as tendências de marketing digital em seu benefício? Como potenciar os resultados de negócio através do marketing digital? 2023 vai ser um ano emocionante e desafiante para os profissionais de marketing digital e para os negócios! Como empresa / PME, saiba como beneficiar destas tendências!


"Nesta conjuntura atual, de enorme ruído online e manifesta falta de tempo, as marcas irão necessitar de pensar cuidadosamente nas suas mensagens para envolver o seu público de forma eficaz, e alinhar-se com criadores e influenciadores que têm os mesmos valores. A inclusão e a responsabilidade social são ativos cada vez mais importantes num mundo de escrutínio 24x7 mas receptivo a comprar a quem demonstrar valor para o desenvolvimento da comunidade.", refere Rui Martins, CEO da PR & Marketing Strategy.

Estes desenvolvimentos mostram a constante evolução do marketing digital, quer a nível de tecnologia, quer de estratégias.


Eis as 4 tendências de marketing digital que poderão interessar-lhe e das quais poderá tirar partido em 2023.

  1. Nas redes sociais e do marketing influente preste atenção ao TikTok.

  2. No marketing B2B continua a relevar o valor do conteúdo de vídeo, de como conquistar a venda social, e dos conteúdos curados.

  3. O marketing de conteúdo parece pronto para gerar mais relações, parcerias criador + marca, e a necessidade crescente de criar conteúdo valioso e diferenciador.

  4. A automatização do marketing em 2023, sobretudo nas ferramentas disponíveis e no muito aguardado GPT-4.


1. REDES SOCIAIS E TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL E DE INFLUÊNCIA


Consumidores ou criadores e para empresas, o TikTok está a concentrar-se na usabilidade e na melhoria das opções de direcionamento para a publicidade, o que a tornará numa plataforma maior e melhor para as marcas em 2023.


À medida que o conhecimento da marca se centra cada vez mais nas redes sociais,

as marcas terão que criar conteúdos que envolvam eficazmente os clientes. É aí que entram os criadores de conteúdos. Quer sejam influenciadores de alto nível, quer empregados, consumidores ou mesmo especialistas no assunto numa área de nicho.


O conteúdo gerado pelo utilizador é qualquer conteúdo escrito ou visual que as pessoas criam para promover um negócio a nível online. Alguns exemplos de conteúdo gerado pelo utilizador incluem:

  • Publicações em rede sociais com imagens ou vídeos de pessoas reais que apreciam um produto

  • Testemunhos em vídeo de clientes que falam da sua experiência recente com uma empresa

  • Comentários de uma empresa publicada em sites como Google, Facebook e Yelp

  • Vídeos em direto de pessoas a desencaixotar produtos



2. TENDÊNCIAS DE MARKETING B2B


O marketing B2B pode não ser tão excitante como o seu homólogo B2C. Como negócio B2B, é importante ser criativo no seu marketing e utilizar os canais e ferramentas disponíveis para ser memorável. E entra cada vez mais em força o Vídeo, vídeo, e mais vídeo.


Como marcas, todos nós conhecemos o poder de uma grande campanha de vídeo como forma de informar e envolver. 86% das empresas utilizam o vídeo como ferramenta de marketing, e 92% valorizam-no como uma parte importante da sua estratégia.


As três principais redes sociais que as empresas utilizam são o YouTube, LinkedIn e Instagram. As redes sociais são uma forma eficaz de as marcas e a sua equipa de comunicação e marketing digital interagir com os clientes. Particularmente a nível das empresas B2B que têm ciclos de vendas mais longos e dependem de canais digitais para fornecer informação útil e relevante.


Mas há uma diferença entre a publicação de conteúdos que empurram uma mensagem de vendas e a utilização de conteúdos para se envolverem e criarem relações.


"Haverá uma demarcação clara entre as empresas que dão poder e apoio às suas equipas para utilizarem eficazmente as redes sociais na construção de relações, e aquelas que veem o social como outro canal para fazer passar as mensagens de vendas", refere Julie Atherton, especialista em transformação digital. "Algumas empresas têm medo de dar o controlo, ou de permitir que os seus empregados façam valer a sua personalidade".

O marketing conversacional é uma técnica que incorpora as mensagens instantâneas na estratégia de marketing de uma empresa. Muitas empresas já começaram a fazer isto adicionando chatbots aos seus sítios web. Estas características permitem aos visitantes enviar mensagens para a empresa e obter ajuda imediatamente.


Os tipos de conteúdos úteis que pode partilhar incluem:

· Notícias do setor de indústria

· Investigação por terceiros

· Comunicados de imprensa ou anúncios

· Entrevistas (vídeo e blogs)

· Características e benefícios

· Podcasts



3. TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL DE CONTEÚDO


Sabia que enquanto 78% dos profissionais de marketing têm uma abordagem estratégica à gestão de conteúdos, apenas mais de metade tem uma estratégia de conteúdos documentados como referência? Nesta sociedade atual, ávida de conteúdo, tal é um erro.


Utilizar o conteúdo para conduzir relacionamentos de valor

Como marcas, sabemos que o conteúdo digital pode ser utilizado em todas as fases do funil de marketing e vendas para fornecer informações e soluções. Mas o conteúdo pode fazer mais do que isso.


Em 2023, deverá utilizar o conteúdo para criar ou fortalecer relações e construir comunidades. À medida que os clientes se interessam mais pelo valor e ethos das marcas, serão as empresas que procuram e fomentam relações que terão sucesso.


"Embora as redes sociais e o e-mail marketing ainda tenham o seu lugar, para mim, são as comunidades que estão a impulsionar a maioria das minhas vendas. As pessoas estão à procura de comunidade. Querem alcançar e obter apoio de outros humanos", refere Kate Toon, fundadora da Stay Tooned.
"E é realmente importante que o líder dessas comunidades esteja na mesma página". As pessoas querem sentir que estão a comprar a (empresas com) valores semelhantes que se alinham com os seus próprios".

Aperfeiçoar e definir parcerias criador/marca

Há muito ruído online. Parte do conteúdo existente é excelente, mas muito dele está alinhado com o influenciador errado ou não está direcionado para o público certo. É aí que uma boa parceria criador/marca de conteúdos pode entrar em jogo.


Isto significa que procuram parcerias de marca (e não apenas patrocínios) que se alinhem com o seu conteúdo, para que os posts se sintam naturais e as empresas ofereçam orientação e apoio, e não os deixem apenas a seu cargo!


Os profissionais de marketing digital terão de desenvolver estratégias mais pessoais e ferramentas de marketing one-on-one para atrair pessoas para uma marca. O consentimento também será central em 2023. Mais websites necessitarão de permissão do utilizador para utilizar quaisquer dos seus dados pessoais.


Equilibre o seu conteúdo para oferecer valor e não apenas vender

Mais de metade das marcas citam um grande aumento na procura de conteúdos nos últimos anos. Mas não se trata apenas de ter mais conteúdo, trata-se de ter conteúdo que forneça valor a clientes e potenciais clientes.


O marketing digital não pode ignorar em 2023 a responsabilidade social e a inclusão. Agora, mais do que nunca, os utilizadores da Internet estão interessados no que uma empresa representa. Será que um website declara que comportamento vai e não vai tolerar? Existem certas causas sociais que é óbvio que a empresa apoia? A exibição destas opiniões pode atrair mais visitantes.



E não há nada melhor do que um website bem desenvolvido que tenta interagir com os seus utilizadores. Características como questionários personalizados e ferramentas são atraentes porque ajudam a fornecer respostas rápidas a perguntas que as pessoas têm.


"Acredito que é preciso criar o seu próprio conteúdo e ter a sua própria voz. Mostra que estás ligado ao mundo e "as nossas ideias são as únicas", ou "tem de ser sempre algo vindo de nós", que estás ligado, e prestando atenção às tendências. Isso envia um bom sinal aos clientes de que fazem parte de uma comunidade, e não sou sempre apenas eu, eu, eu", refere Stephen Walsh.

4. TENDÊNCIAS DA AUTOMATIZAÇÃO DO MARKETING


Como as empresas recolhem mais dados e precisam de executar mais tarefas para implementar campanhas de marketing eficazes, as ferramentas de automação oferecem uma forma de automatizar tarefas rotineiras e repetitivas à escala.


Em 2023, vai haver uma mudança de mentalidade do marketing de base técnica para o marketing de antecipação. Isto permitirá aos profissionais de marketing digital anteciparem o que os clientes querem, e ,depois, alimentá-lo com processos de automação.


Esta nova mentalidade irá tornar não só mais eficientes, mas permitirá também a personalização. Isto aplica-se a plataformas como o Google Ads e também parece ser para onde o Facebook e outras redes sociais se dirigem.




Inteligência Artificial e o lançamento do GPT-4

Pode não ter ouvido falar do GPT-4 (Generative Pre-Trainer 4), mas é uma ferramenta de ponta que pode ajudar os profissionais de marketing digital a automatizar muitas tarefas.


Desenvolvido pela OpenAI, é um modelo de aprendizagem profunda de geração de texto que é treinado através de conteúdos disponíveis online. É utilizado para perguntas e respostas, resumo de texto, tradução automática, classificação, geração de código, e IA de conversação.


"Vamos começar a ver aplicações comerciais específicas (com GPT-4). Por exemplo, ferramentas de geração de conteúdos de redes sociais. Simplificadamente, poderá colocar um pouco de informação sobre a sua marca, e estas ferramentas apresentariam 50 ideias para o seu conteúdo”, como refere Clark Boyd, Consultor de Estratégia Digital, que poderá utilizar de forma editável e personalizada.

As ferramentas de IA podem ser úteis para fins de investigação, esboço e brainstorming. Por exemplo, pode pedir ao ChatGPT que lhe escreva algum conteúdo sobre um determinado tópico e depois utilizá-lo como ponto de partida para a sua própria escrita (e não mero copy/paste). Fazendo isto pode ajudar a acelerar o processo de criação de conteúdo.


E por último, não se esqueça: o Google mudar do Universal Analytics para o Google Analytics 4. Assim, se usar o Google Analytics, vai querer começar a migração para a nova versão agora antes do Universal Analytics desaparecer a 1 de Julho de 2023.



Consultoria de marketing digital para PMEs: contacte-nos


Necessita de suporte para gerir a comunicação e marketing digital da sua marca?


Dispomos de serviços de gestão estratégica de redes sociais, criação e gestão de websites, gestão de conteúdos multimédia digitais, storytelling e copywriting – escrita criativa.


Comments


bottom of page