top of page
Foto do escritorRui Martins

Congresso Europeu do Autismo CEA 2024 em Lisboa: Intervenções Terapêuticas focalizadas na Inclusão e Integração Social

16 e 17 de março de 2024, 9h00-19h00 -



Fundação Champalimaud, Lisboa

 

 

/ Tema central: "Autismo e Práticas Baseadas em Evidências: do Diagnóstico à Intervenção na Infância e na Vida Adulta"

 

/ Realização do Festival EYECONTACT de Artes para Autistas “I Love Portugal 2024”

 

 

Lisboa, 27 de Fevereiro de 2024 – Lisboa receberá nos dias 16 e 17 de março de 2024 o Congresso Europeu do Autismo, na Fundação Champalimaud. Sob o tema central de "Autismo e Práticas Baseadas em Evidências: do Diagnóstico à Intervenção na Infância e na Vida Adulta", o evento reuniráespecialistas, investigadores, profissionais da área da saúde e educação e familiares, todos empenhados com o objetivo, para além da contribuição e a disseminação de conhecimento com qualidade para Europa, de difundir informações na área do autismo e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com temas especializados, éticos e baseados em evidências científicas.

 

O congresso servirá como plataforma para a partilha de conhecimentos avançados, pesquisas inovadoras e práticas terapêuticas bem-sucedidas, visando a melhoria do suporte às pessoas com TEA e suas famílias. Os participantes terão a oportunidade única de colaborar e aprender estratégias eficazes que promovam uma sociedade mais inclusiva e compreensiva para indivíduos com autismo.

 

Os principais tópicos que serão abordados incluem:

·      Intervenções Terapêuticas Eficazes: Explorando as mais recentes pesquisas sobre terapias comportamentais, educacionais e médicas que demonstraram eficácia no tratamento do autismo.

·      Inclusão Social e Comunitária: Destacando iniciativas bem-sucedidas e melhores práticas para promover a inclusão das pessoas com autismo em todos os aspetos da sociedade, desde a educação até ao emprego e lazer.

·      A Importância do Envolvimento Familiar: Reconhecendo o papel vital das famílias no apoio às pessoas com autismo e explorando estratégias para fortalecer o apoio familiar e a resiliência.

·      Abordagens Multidisciplinares: Promovendo a colaboração entre diferentes áreas, incluindo saúde, educação, trabalho social e políticas públicas, para garantir uma abordagem holística e integrada no suporte às pessoas com autismo.

·      Evidências Científicas e Socioeconómicas em Intervenções Terapêuticas: O congresso explorará as abordagens terapêuticas mais eficazes com base em pesquisas científicas e considerações socioeconómicas, enfatizando práticas que demonstraram impacto positivo na vida das pessoas com autismo.

·      Combate à Discriminação e Estigmatização: O evento abordará a importância de eliminar estigmas associados ao autismo, promovendo uma sociedade mais inclusiva e acolhedora. Serão discutidas estratégias para combater a discriminação e sensibilizar a opinião pública.

 

Destaques do Programa:

·      Sessões de Discussão e Troca de Experiências

·      Networking e encontros sociais

·      Festival EYECONTACT de Artes para Autistas “I Love Portugal 2024” curado por Grazi Gadia e a artista autista, Jessye Blue

No decorrer do congresso, irá realizar-se o Festival Eyecontact de Artes para Autistas em colaboração com o CEA 2024 tem como objetivo a inclusão de autistas artistas no mercado de trabalho da arte e da cultura e faz parte da missão da No Profit Eyecontact - Lives Shaped by Autism fundada por Grazi Gadia. O vencedor Hors Concours receberá um prémio de 200€.

 

"O Congresso Europeu do Autismo é uma oportunidade única para reunir especialistas e interessados para colaborar, aprender e inspirar-se mutuamente. Estamos ansiosos para promover discussões construtivas e estabelecer novas diretrizes que impulsionem a inclusão e o bem-estar das pessoas com autismo. Pretendemos enfatizar a importância das intervenções baseadas em evidências científicas, aliadas a abordagens socioeconómicas e familiares, essenciais para promover uma inclusão genuína e uma vida plena para indivíduos com TEA. O nosso objetivo último, em estreita colaboração com entidades setoriais e académicas, é impulsionar a criação de sociedades mais inclusivas e apoiar o potencial de cada indivíduo com autismo”, afirma Indihara Horta, Presidente da Comissão Organizadora do CEA 2024, e Fundadora do Centro de Desenvolvimento Infantil Kuzola Mona.

 

Este congresso é uma oportunidade única no avanço do conhecimento e práticas baseadas em evidências para a comunidade global do autismo se conectar, partilhar conhecimentos e promover mudanças positivas. Para mais informações e inscrições, visite o site oficial do evento em https://www.congressocea.com/

 

Em anexo:

·      Manual para Media sobre Transtorno do Espectro Autista

·      Programa Congresso Europeu do Autismo CEA Lisboa 2024

·      Testemunho História de Sucesso

 

 

_______________________________________________________

Sobre o Centro de Desenvolvimento Infantil Kuzola Mona

 

Centro de Desenvolvimento Infantil Kuzola Mona é uma instituição de direito angolana que atua nas áreas de diagnóstico e terapias para crianças com Perturbações do Neurodesenvolvimento.

​ 

Fundado em 2018 pela Dra. Indihara Horta, a organização opera em duas unidades em Angola e, brevemente, em Lisboa, Portugal, contando com uma equipa formada por mais de 60 terapeutas, incluindo especialistas, coordenadores e aplicadores ABA. 

Formado por uma equipa multidisciplinar acompanhado de supervisores, possui especialidades como Fisioterapia, Psicologia Cognitivo Comportamental, Terapia Ocupacional com Integração Sensorial, Fonoaudiologia, Educação Física com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras perturbações do desenvolvimento.

_____________________

Para contactos Media:

Rui Martins

M. +351 919 923 752

 

 

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page