top of page
Foto do escritorRui Martins

Quanto vale realmente uma estratégia de Colaborador Embaixador Digital de marca?

Como refere com perspicácia Josh Bershin no seu artigo na Forbes ""envolver bem as pessoas" está a tornar-se um dos maiores diferenciais competitivos nos negócios".


"Cada grupo de stakeholders espera que as empresas se apoiem – quase 60% dos consumidores agora compram marcas com base em crenças, enquanto 6 em cada 10 funcionários escolhem um local de trabalho com base em valores partilhados - e esperam que o seu CEO se posicione sobre questões sociais. O Meu Empregador continua a ser a instituição mais confiável (77%), com uma expectativa correspondente dos CEOs de serem a cara da mudança.", Richard Edelman, Trust Barometer 2022

A Estratégia de Envolvimento dos Trabalhadores permite que as empresas acelerem o desempenho dos negócios, aprimorem conexões significativas que constroem confiança e aumentem leads e lucros.


Porquê desenvolver uma Estratégia Integrada de Envolvimento dos Trabalhadores, alavancando o relacionamento digital móvel e as oportunidades de tecnologia e transformando-os em eficientes Embaixadores da Marca Digital? Porque, mais do que nunca, é fundamental para a liderança e o sucesso das empresas neste mercado globalizado altamente competitivo.


Pela minha própria experiência, como diretor ou consultor de comunicação, as empresas, e mais espeficamente os departamentos de Recursos Humanos e de Comunicação, devem garantir a comunicação da política e estratégia de media social a todos os trabalhadores - embaixadores. Naturalmente, esta não deverá assentar no controlo do que estes dirão sobre a sua marca, devendo estabelecer uma política de confiança para dizer o mais acertado sobre a marca. Como funcionários, é certo que estes buscarão que a marca floresça e seja bem-sucedida, uma vez que do sucesso geral depende o seu próprio sucesso.




Também é muito importante estabelecer as regras de participação. Um dos principais motivos pelos quais os Trabalhadores não falam sobre os seus empregadores nas redes sociais é por não terem certeza do que devem ou podem compartilhar, comentar ou dizer. Certifique-se de partilhar não apenas suas diretrizes corporativas, como também conteúdo, notícias ou iniciativas para aqueles de quem você precisará de contribuições valiosas de envolvimento.


No Facebook, Instagram ou Twitter, incentive os embaixadores da sua marca digital a expressarem os seus pensamentos e opiniões de forma humanizada e pessoal, partilhando posts com significado e valor agregado, desde materiais corporativos a relatórios de tendências ou até oportunidades de trabalho. Esta ação é igualmente válida para vários públicos e cooperar com outros colegas nesta história de inteligência colaborativo. Quer seja relativamente à marca, seus produtos ou serviços, estudos de caso, resultados alcançados, quer a iniciativas comunitárias ou campanhas.




Poderá adotar um Modelo Estratégico de Envolvimento de Marca Digital da seguinte forma:

1. Elaborar e adotar uma Política e Diretrizes de Medias Sociais.

2. Monitorização dos medias sociais e do processo de feedback.

3. Realizar pesquisas com trabalhadores.

4. Crie um grupo piloto e posicione os trabalhadores como embaixadores para participar e envolver.

5. Disponibilizar diretrizes e recompensas corporativas.

6. Facultar conteúdo multimédia inteligente, relevante e interessante para o pipeline e gerir conversas de media social

7. Medir resultados.


Aplicando este modelo será muito mais fácil conceder a colaboração dos seus trabalhadores que administram o negócio diariamente e impulsionando-o para objetivos e propósitos mais elevados. Os Brand Ambassadors são fundamentais para o desenvolvimento da marca, contribuindo para maximizar o alcance e o envolvimento da comunicação.


E lembre-se: trata-se de pessoas conversando entre si, construindo relacionamentos confiáveis ​​em nome da sua marca!


Comments


bottom of page