top of page
Foto do escritorRui Martins

Storyboard. O seu roteiro vídeo para partilhar a visão da sua marca

O que é e para que serve um storyboard?


Se pretende destacar a sua marca, produto ou serviço de forma inspiradora e cativante, o vídeo dinâmico é atualmente um dos componentes multimédia de mais rápida recordação, envolvimento e partilha.


Se uma imagem vale por mil palavras, um vídeo vale por 10x mais. Quando faz um vídeo para o seu negócio, seja um vídeo institucional, de marketing, de vendas ou tutorial, o planeamento é extremamente importante. Uma das etapas mais importantes do planeamento do seu vídeo é criar um storyboard.


Um storyboard é o roteiro, a representação gráfica de como o seu vídeo se desenrolará, cena a cena. É composto por uma série de quadrados com ilustrações ou fotos representando cada cena, com notas sobre o que está a acontecer na cena e o que está a ser dito no roteiro durante aquela cena.


Em suma, o storyboard é a sequência de desenhos em miniatura com as cenas previamente estudadas para uma produção audiovisual.



Por que precisa de um storyboard?


O storyboard é a melhor forma de partilhar e explicar a sua visão, da sua marca, produto e/ou serviço, com os seus públicos-alvo. Através do storyboard, pode mostrar exatamente como o seu vídeo será mapeado e como será. Isso torna infinitamente mais fácil para as audiências entenderem a sua ideia.


Como um roteiro, o seu storyboard guiá-lo-á visualmente durante todo o processo de produção. Ao planear o seu vídeo, sabe quais as cenas que precisa criar, e como criá-las no momento das filmagens. Poderá obter o feedback de outras pessoas desde o início e fazer ajustes simples no seu storyboard, em vez de fazer grandes alterações durante as filmagens.


Elementos de um storyboard

  • Identifique as necessidades da empresa, marca, produto e/ou serviço

  • Identifique o público-alvo

  • Identifique onde esse público-alvo se encontra: nas redes sociais (em quais?), na TV, na Imprensa, etc.

  • Defina a mensagem a transmitir, como transmitir (que suportes) e onde a transmitir (em que canais)

  • Crie o storyboard. Pode utilizar diversos softwares gratuitos ou pagos, tais como Storyboarder ou Storyboardthat.



Dicas para o seu storyboard


Antes de iniciar as etapas de elaboração do esboço, defina qual será o uso do conteúdo audiovisual: por exemplo, reforçar a imagem de marca ou aumentar as vendas. De seguida, elabore uma linha temporal de início ao fim do conteúdo, de forma coerente e consistente. Conheça os planos, ângulos e movimentos de câmara, para ter maior precisão do enquadramento de cada cena. Sincronize a imagem com o diálogo existente na cena.


Eis algumas dicas que podem ajudá-lo/a o criar o storyboard do seu vídeo:

  • Mostre, não conte. Use o storyboard como um teste decisivo para determinar se a sua história está efetivamente a ser visualizada.

  • Seja cinemático. Como nos filmes, as pessoas, lugares e coisas movem-se ou ficam parados? A câmara move-se? Tenha esses fatores em mente e junte-os para criar um vídeo cinemático.

  • Certifique-se de que é lógico e coerente. Está a criar uma história, logo o vídeo deve ser visualmente consistente do início ao fim.

  • Escolha um tema. Se deseja criar um vídeo infográfico, adicione tabelas e gráficos relevantes. Se quiser destacar um ponto problemático do cliente, mostre uma personagem e leve-a ao longo da “jornada do herói”.


O storyboard é uma ferramenta essencial na criação da sua história, do seu storytelling. Estamos aqui para ajudá-lo/a a tornar emocionante a sua marca.


Comments


bottom of page