top of page
Foto do escritorRui Martins

Turismo externo contribui para um crescimento de 5,8% do PIB em Portugal

O impacto do Marketing Digital no Turismo em Portugal


O comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, referiu no passado dia 16 de Maio que “a reabertura do turismo externo contribui para a projeção de um crescimento do PIB de Portugal este ano de 5,8%, o mais alto da União Europeia”. O setor dos serviços, particularmente o turismo estrangeiro, é o motor de uma forte recuperação face aos constrangimentos de mobilidade causados pela pandemia da COVID-19.


Esta é, indubitavelmente, uma oportunidade de crescimento sobretudo para as regiões do interior, em que o turismo tem uma função social e de diversificação da economia. Como afirma João Vaz Estévão, investigador do Dinâmia’CET, ISCTE -IUL, no decurso do primeiro HINTS – Simpósio do Turismo Patrimonial Inclusivo, “a única razão para dinamizar o turismo, não é para desenvolver o turismo, é para que o turismo desenvolva as comunidades.”


“A aposta no empreendedorismo de estilo de vida, em que os residentes aliam as suas atividades tradicionais, como artesanato, gastronomia ou jardinagem, à criação de pequenos negócios que têm nos visitantes do destino um dos principais canais de escoamento”, é a proposta de João Vaz Estévão.



Qual o papel do Marketing Digital no Turismo em Portugal?


O Marketing Digital, considerado como o futuro da evolução do marketing, está a mudar a forma como os turistas interagem com os destinos de viagem quando viajam pelo mundo.


As tecnologias móveis, como smartphones, aplicações turísticas diversas e redes sociais, têm a capacidade de potenciar a interação entre negócios turísticos e consumidores / clientes, fomentando uma experiência personalizada e autêntica. E são, ainda, responsáveis pelo “passa-palavra” promocional digital, devido às inúmeras possibilidades de partilha das experiências de viagem, que naturalmente, não podem ser ignoradas pela indústria do turismo.


Especialistas da área afirmam que a relação dos consumidores com as marcas foi significativamente afetada pelo marketing digital. A experiência de compra mudou, da restrição de uma marca da concorrência pelos profissionais de marketing, pela atenção do consumidor, o chamado Momento Zero da Verdade.


As tecnologias digitais revolucionaram as regras e estratégias tradicionais de marketing, em que se democratizou o uso de dispositivos móveis, levando a uma era de conetividade sem precedentes. Os turistas tendem a adotar facilmente estas tecnologias ao perceberem a utilidade e a conveniência que estas oferecem em atividades relacionadas com viagens.


Por exemplo, a procura de informação atualizada e relevante - significativamente influenciada pela confiança-, serviços de reserva e pagamento, e deslocar-se à volta do destino escolhido.


Entender o marketing digital e começar a aproveitar o poder dos media digitais e da tecnologia móvel é crucial para alcançar o sucesso na indústria do turismo.



O Impacto do Mobile Marketing no Turismo


As tecnologias móveis têm o potencial de melhorar todas as fases da experiência do turismo. Desde a antecipação, destino de viagem, atividades relacionadas com o destino, regresso da viagem, até às recordações e memórias. Aumentam, ainda, a capacidade dos turistas em envolver-se nas fases de pré e pós consumo, e durante o momento central da experiência de consumo. Tal, faz com não haja necessidade de planeamento antecipado, e adicionalmente facilita alterações aos planos de viagem.


Neste sentido, os consumidores modificaram o seu comportamento de compra ao começar a utilizar diferentes canais digitais ao longo da sua jornada. Esta nova jornada de consumo centrada no consumidor/cliente, tem que ser tomada em linha de conta pelos destinos, ao aspirarem a atrair os clientes e a retê-los no ciclo da fidelização.


As redes sociais, como Instagram ou Facebook (owned - próprias ou shared - de terceiros), constituem-se como plataformas usadas para exposição social e gerar visibilidade dos websites (owned). E, por outro lado, são canais para implementar campanhas de marketing (paid) e interação frequente com os consumidores/clientes. São ainda um canal publicitário, pesquisa de consumidor, e em que os consumidores têm uma voz através da interação e partilha de opiniões ou comentários junto da rede.



O poder do marketing digital na persuasão, conversão, lealdade


Os consumidores valorizam em particular a informação fidedigna, as tendências de atualidade, a interatividade e o “passa-palavra”. Estas dimensões, ou fatores-chave, devem ser tidos em consideração aquando do planeamento estratégico da sua campanha ou programa de comunicação de marketing turístico.


Haverá também que ter em consideração a personalização da comunicação, por segmentos de públicos-alvo (idade, género, localização, estatuto socioeconómico, educação, interesses), e da interatividade disponibilizada por estes canais.


Em suma, as marcas turísticas que têm presença nas redes sociais e em plataformas online vêm incrementado o seu valor. E, inegavelmente, o valor da marca aumenta a intenção de compra.


Saiba como implementar uma estratégia de marketing digital e de redes sociais de sucesso: gerar leads, o alcance orgânico e o envolvimento com os seus clientes e consumidores. Agende uma reunião connosco!

Comments


bottom of page